POR JORGE H. BARRO E JÚLIO ZABATIERO.
PARA MUITAS PESSOAS O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL É UM ATRIBUTO NATURAL DOS LIDERES RELIGIOSOS, QUASE NÃO SE IMPORTANDO DE QUE RELIGIÃO SE ESTEJA FALANDO. É ELEMENTO INTEGRANTE DA RELIGIOSIDADE DO POVO BRASILEIRO A DEPENDÊNCIA DO FIEL EM RELAÇÃO AO LÍDER ESPIRITUAL, DEPENDÊNCIA QUASE CEGA, ÁS VEZES, NA CAPACIDADE DISCERNIDORA DO LÍDER. PARA OS FIÉIS, OS "PROFISSIONAIS" DO SAGRADO SÃO CAPAZES DE ENXERGAR LONGE, DE ENXERGAR ALÉM, DE ULTRAPASSAR FRONTEIRAS ENTRE AS VÁRIAS DIMENSÕES DA REALIDADE.
EM ALGUNS SETORES DAS IGREJAS EVANGÉLICAS ENCONTRAMOS TAMBÉM TAL FORMA DE ATITUDE RELIGIOSA.TANTO DOS PENTECOSTAIS COMO DOS TRADICIONAIS TODOS DE ALGUMA MANEIRA PASSAM POR ESTA SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA DO SAGRADO.
MUITAS VEZES POR CAUSA DISTO NOS DEIXAMOS ENGANAR POR LOBOS VESTIDOS DE OVELHAS, DEMORAMOS PARA DISTINGUIR O VERDADEIRO DO FALSO PROFETA; O LÍDER AUTENTICO DO CHARLATÃO. NOSSA CREDULIDADE BEIRA A RAIAS DA PURA IGNORÂNCIA. SINTOMA DE QUE DOENÇA? VÁRIAS, MAIS PODEMOS DESTACAR UMA: ANEMIA TEOLÓGICA OU SUBNUTRIÇÃO DA PALAVRA.
NÃO ESTUDAMOS A PALAVRA COM AFINCO, FICAMOS NA MARGEM, NA SUPERFÍCIE. NOSSO CONHECIMENTO BIBLÍCO É FORMAL - SABEMOS ONDE ENCONTRAR OS NOSSOS TEXTOS PREFERIDOS, PORÉM QUANDO SOMOS INTERROGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS FUNDAMENTAIS DA PALAVRA SOMOS INCAPAZES DE RESPONDER Á ALTURA. POR ISO FALTA NOS O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL E DEIXAMOS COM ISSO QUE O DISCERNIMENTO SEJA PRERROGATIVA DE UNS POUCOS LIDERES "ESTRELAS".
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL NÃO É ADIVINHAÇÃO, NÃO É INTUIÇÃO, NÃO É OPORTUNISMO, NÃO É ASTROLOGIA, NEM CARTOMANCIA OU QUALQUER COISA SEMELHANTE.
DISCERNIR NÃO É ADIVINHAR O FUTURO, NÃO É ACERTAR PREVISÕES SOBRE A VIDA E A MORTE, MUITAS PESSOAS CONFUNDEM TAMBÉM A INTUIÇÃO COM A VOZ DO ESPÍRITO SANTO, CUIDADO! A MUITAS VOZES EM NOSSO SER INTERIOR, QUE NADA TEM EM SI DA VOZ DE DEUS.
HÁ AQUELES QUE SABEM APROVEITAR AS CIRCUNSTANCIA MAIS DELICADAS DA VIDA PESSOAL, A FIM DE LUCRAREM COM ISSO, O OPORTUNISTA É AQUELE TIPO DE PESSOA QUE SABE A HORA CERTA PRA TOCAR EM ASSUNTOS APROVEITANDO-SE DA FRAGILIDADE EMOCIONAL DOS OUTROS, ELE CRIA AMBIENTES PROPÍCIOS PARA A MANIFESTAÇÃO DOS SENTIMENTOS E CRENÇAS PROFUNDAS A FIM DE MANIPULAR AS PESSOAS EM SEU PRÓPRIO BENEFICIO.
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL É UMA AÇÃO CRÍTICA, ILUMINADO PELO ESPÍRITO SANTO, QUE BUSCA AUTENTICIDADE(VERDADE) PARA VIVENCIAR A VONTADE DE DEUS!
O DISCERNIMENTO É UMA AÇÃO, UMA ATIVIDADE CONCRETA D CRENTE EM JESUS CRISTO; NÃO É UM SENTIMENTO OU TIPO DE PENSAMENTO APENAS, É UMA AÇÃO HUMANA MAIS BATIZADA PELO ESPÍRITO, CARACTERIZADA PELA PRESENÇA E SABEDORIA DE DEUS, NÃO É MERO EXERCICIO INTELECTUAL, É FRUTO DA AÇÃO RACIONAL, INUNDADA PELO SABER DO ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM NÓS E NOS FAZ CONHECER A VERDADE E A LIBERDADE EM CRISTO JESUS, ILUMINADO PELO ESPÍRITO O CRISTÃO TORNA-SE TESTEMUNHA VIVA E AUTENTICA DO EVANGELHO.
O ALVO IMEDIATO DO DISCERNIMENTO É A AUTENTICIDADE. EXERCEMOS O DISCERNIMENTO PARA NÃO SERMOS ENGANADOS E PARA NÃO NOS TORNARMOS ENGANADORES, JESUS É A VERDADE E NÓS TAMBÉM DEVEMOS SE AUTÊNTICOS E BRILHARMOS COMO LUZ NO MUNDO EM MEIO AS TREVAS TEMOS QUE PRATICAR A VONTADE SOBERANA DE DEUS.
O DISCERNIMENTO NOS LEVARÁ A PRATICA CONSTANTE DA VONTADE DE DEUS NO MUNDO. QUEM DISCERNE NÃO PRECISA ADIVINHAR, INTUIR OU TIRAR PROVEITO. QUEM TEM O DISCERNIMENTO TORNA-SE INSTRUMENTO DE DEUS PARA SI MESMO, PARA A IGREJA DE CRISTO E PARA AS PESSOAS AO SEU REDOR.
" ROGO-VOS POIS IRMÃOS PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS COMO SACRIFICIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS. E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS SEDES TRANSFORMADOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, A FIM DE EXPERIMENTEIS QUAL É A BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS". (ROMANOS 12: 1,2)
EFÉSIOS 5: 8-10:
OUTRORA, ÉREIS TREVAS; AGORA, SOIS LUZ NO SENHOR. VIVEI COMO FILHOS DA LUZ. E O FRUTO DA LUZ SE CHAMA: BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE. DISCERNI O AGRADA AO SENHOR.
QUE DEUS VOS ABENÇOE E VOS FAÇA CRESCER NA GRAÇA E MISERICÓRDIA DELE QUE É AUTOR E CRIADOR DE NOSSA FÉ.
COM AMOR!
PASTORA LENIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário