Hoje estava assistindo televisão e ouvi um comercial que dizia: -" Casa é aquele lugar onde você sente ser seu!". E comecei a pensar nessa frase e me lembrei e passei a meditar neste versículo biblico onde a palavra de Deus nos afirma que o Espirito de Deus habita em nós e que somos morada Dele!.
Se for da maneira como o comercial da televisão fala o que também acho que tem toda lógica do mundo, então é necessário que o Espirito Santo se sinta a vontade para poder habitar em nós, temos que lhe dar a primazia de tudo, temos que deixá-lo nos ornamentar da maneira como Ele gosta, nossa vida tem que ser santa, para que Ele continue habitando nessa morada e fazendo desta morada o lugar onde Ele sente que é a casa Dele.
Santidade tem a ver com separação, separados para uso exclusivo de Deus, isso quer dizer me abster dos prazeres carnais e me colocar inteiramente nas mãos e a serviço do meu Senhor, permitir que Ele esteja sempre no comando de minhas vontades, permitir que Ele faça minhas escolhas, confiar em seu gosto pessoal e ter certeza que irei desfrutar do melhor de Deus, mesmo quando esse melhor não tem nada a ver comigo e com minhas vontades e maneiras, embora a palavra de Deus afirma nos Salmos 37 que se eu entregar e confiar os meus caminhos e desejos a esse Deus, Ele satisfará o desejo do meu coração, e sabe de que maneira Ele fará isso? Meu coração será inteiramente Dele, então aquilo que Ele fizer me trará satisfação porque já não vivo mais eu, mas Ele vive por mim, e em mim.
Que coisa tremenda... Um Deus que tem um céu de ruas de ouro, muros de jaspe, um rio de cristal, uma cidade nova onde não há tristeza e nem dor para habitar, prefere vir e fazer morada em nós.
OSÉIAS 6:3 "- CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR".
" Para se conhecer alguém intimamente, precisamos vivenciar várias experiências com essa pessoa."
(Roger Williams)
No livro de Jó capitulo 42: 5 Jó faz uma declaração no minimo profunda e estupefata aos leitores de seu livro a esse respeito, jó declara: -"Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem".
Existe uma grande diferença em conhecer a respeito de alguém pelo que se ouve sobre essa pessoa, e conhecer alguém pelo que convivemos com ela. A Bíblia nos relata que Jó possuía algumas caracteristicas que o diferenciava dos demais homens de sua época na terra, atributos que despertavam o coração do próprio deus em relação a Jó, sendo que o próprio Deus dá testemunho de seu exemplo de personalidade: -"E disse o Senhor a satanás: Observaste meu servo Jó?
agora leia com atenção o que o próprio Deus relata a respeito desse homem: -"Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem reto, sincero, temente a Deus e que se desvia do mal".
Embora seja o próprio Deus quem dá esse testemunho a respeito de Jó, no final de seu livro Jó declara que só conhecia a Deus pelo que ouvira falar sobre Ele, Jó mesmo ainda não tinha tido uma experiência pessoal com deus.
A Bíblia ainda vai mais além e nos relata que Jó se levantava as madrugadas para oferecer holocaustos segundo o numero de todos os filhos que possuía a Deus para o caso de algum deles houvesse pecado contra Deus em seus corações.
Fala sinceramente, você ofereceria algo que lhe custasse para alguém de quem você só tivesse conhecimento pelo que ouviu outros dizerem? Quantas vezes eu ou você nos dispomos a levantar da nossa cama quentinha para oferecer sequer alguns minutos de nosso sono sagrado, nas noites frias para o caso de alguém ter entristecido a Deus, ou falado algo contra Ele?
Será que diante das propostas do mundo, diante das ofertas de satanás, Deus ainda pode testificar alguma retidão em nós? Alguma sinceridade quando diante de uma situação onde encobrir a verdade pareça ser mais vantajoso para se fechar um bom negócio? Será que diante daquilo que sabemos ser ilícito e contrário a Deus, mas que vai nos trazer alguma vantagem, ainda procuramos fazer como Jó e nos desviar do mal?
Deus é verdadeiro e amava a Jó, assim como nos ama também,usou seu filho Jesus para nos afirmar que se estivermos Nele e se a sua palavra estiver em nós, tudo quanto pedirmos a Ele , Ele nos fará.
Satanás é conhecedor desta verdade, alias, ele é conhecedor de toda verdade, apenas não as pratica; e esse é o grande perigo que está ocorrendo com a maioria dos cristãos de nosso tempo, não são leigos no assunto, frequentam nossas igrejas, ouvem a verdade mas não as pratica e nem se deixam transformar pelo poder regenerador da palavra de deus, quando as ouve, os cuidados desta vida e a sedução pelas riquezas deixa a palavra infrutífera no seus corações. (Mateus 13:22).
Jó quando ouvia falar se deixava transformar pela palavra de Deus e assim se tornava tal como a imagem perfeita do seu criador.
Isso causou curiosidade também em satanás, ele ficava vasculhando par descobrir o porque de Jó sendo um homem natural como os outros não se iludir e nem se deixar atrair pelos seus pratos, porque Jó erguia um altar de adoração a um Deus que ele nunca tinha tido o privilégio de ver?
Primeiro satanás pediu permissão para tocar nos bens de Jó. Quantos cristãos hoje em dia, já estaria reprovados neste teste? Quantos servem a Deus pelo o que Ele pode dar e não pelo que Ele já nos deu?
Dizer que amamos Deus, com um carro do ano, uma mansão, fazendas, chácaras, conta gorda no banco é muito fácil, e quantos só o querem se tiverem a garantia disso tudo? São felizes com Deus porque estão abençoados por Ele, mas se Deus dizer vende tudo e divide com os pobres e vem me seguir, quantos de nós permaneceria ao lado dele? (mateus 19:21).
Satanás conhece a ambição da nossa carne fraca, então pensou que jó só vivia caído de amores por deus porque ele possuía riquezas, mas o homem que adora a Deus pelo que Deus é, ama a Deus em qualquer circunstacias, ama acima de tudo e de todos. (Filipenses 4:11 ao 13).
O homem que ama a Deus realmente vive aqui na terra com os olhos fitos no céus. Satanás pediu permissão a Deus para tocar em tudo que jó possuía com exceçaõ de sua vida , ele teve permissão dada por deus para tocar, e qual não foi sua surpresa? Jó responde: - Nu saí do ventre de minha mãe, e nu voltarei para lá, deus me deu, Deus tomou, bendito seja o nome do Senhor! Aleluia!...
Você já glorificou a deus por aquilo que Ele não te deu? Pelas portas de seu trabalho que se fechou no momento em que você mais contava com isso? Pelos amigos que te viraram as costas quando você mais precisava deles? Pelos carnês de prestação que estão se acumulando e você não sabe de onde tirar dinheiro pra pagar, porque sua situação financeira não é mais a mesma?
A tudo isso Jó não atribuiu falta alguma a Deus, (Jó 1:22). Outra reunião, e lá vem de novo satanás, e novamente Deus testifica sobre Jó, sua integridade, sua fidelidade e seu caráter transformado, sua força em se desviar do mal... Será que ninguém ofereceu propina para o pobre do Jó? com certeza que sim; satanás estava investindo para destruí-lo e satanás não brinca de ser satanás. Mas Deus testifica: - Ainda que tu satanás, tenha me incitado contra Jó, para o consumir sem causa, jó reteve sua sinceridade (Jó 2:3).
Satanás se enfurece e diz: -"Tudo o que o homem tem dará por sua vida, deixa eu ir e tocar em sua saúde e verás se ele não blasfema de Ti! (Jó 2:4).
Quantas pessoas que por um simples resfriado deixa de louvar ao Senhor? quantos que se entristecem com Deus somente porque o médico acha que eles estão com uma enfermidade se nem fazer os exames? abrem a boca e blasfemam de deus por coisas que nem sabem direito se realmente é.
O inimigo conhece nossas áreas de conforto, ele sempre tenta nossas vidas investindo em uma delas: bens materiais, famílias, e saúde.
Deus conhecia a Jó de bem perto, embora Jó ainda não o conhecesse dessa maneira; (Te vi, quando seu corpo ainda estava informe e sendo formado no útero de sua mãe! Salmos 139), e por conhece-lo Deus diz: -Vai te satanás e toca nele, jó está em suas mãos só não lhe tire a vida! Jó 2:6.
Ta chorando? Louve... Ta sofrendo? Louve... Precisando louve, Não importa louve...!
Da família que Jó construiu só restou a mulher; e essa ainda era uma descrente que lhe aconselha: - "Ainda reténs sua sinceridade? amaldiçoa teu Deus e morre! (Jó 2:9), para muitos de nós em uma situação assim, não precisaria nem de conselho não é verdade?
Jó discutiu com os chamados amigos, discordou de sua esposa, amaldiçoou seu nascimento, lamentou sua miséria e condição, se justificou de suas queixas, se defendeu das acusações daqueles homens que o visitava, procurou conhecer seus pecados, rogou a deus pela brevidade da vida humana, acusou seus amigos da falta de compaixão e misericórdia, queixou-se da obstinação e dureza deles, mostrou a eles que os ricos muitas vezes gozam da prosperidade aqui na terra, desejou se apresentar diante de Deus, sem nunca atribuir nem um erro ou pecado a Deus e então finalmente deus se apresenta para Ele!
Quanto você está disposto a ir em direção a esse encontro? será que eu e você saberia responder essas perguntas do Criador? Com certeza também lhes responderíamos:
- Falei do que não entendia, coisas que para mim eram maravilhosíssimas e que eu não compreendia; ensina-me deus pois agora com meus ouvidos te ouço, no entanto meus olhos foram abertos e agora te vêem. (Jó 42:3 ao 5) que Deus te abençoe e que você possa ter sede deste conhecimento real sobre quem Deus é.
Na Biblía toda encontramos Deus nos convocando para adorá-lo, a vontade de nosso criador é que nós como filhos venhamos a adorá-lo diariamente.Quando não adoramos a Deus procuramos algo ou alguém para preencher esse espaço em nosso coração pois fomos criados para sermos adoradores, por isso Deus insistiu em nos deixar bem claro que somente a Ele devemos adorar e prestar culto, Ele nos fez adoradores.
A adoração deve fluir de nosso coração em direção ao céu de forma natural e não forçada, mas para que isso aconteça temos que buscar a intimidade com nosso Deus, ninguém adora aquilo ou aquele a quem não conhece, e Deus não quer e nem pode ser conhecido apenas do que se fala sobre Ele, alguém já disse: -" Estar em um lugar onde Deus está não significa estar na presença Dele, ou estar cheio Dele", e isso é a mais pura verdade, muitos se intitulam conhecedores de Deus pelo que ouvem os outros falar sobre Ele, mas não possuem nem um contato direto nem mesmo nunca tiveram a certeza de sua presença nas suas vidas, falam do que ouvem como Jó pronuncia em seu livro: - "Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem". Uma coisa é bem diferente da outra e faz todo sentido quando conhecemos por vivenciar com Ele.
A palavra adoração vem de um relacionamento de intimidade e não apenas de momentos de gratidão,é muito mais que simples rituais da religiosidade, é contato, é certeza de que estamos diante de alguém vivo que realmente está ali, não só no nosso pensamento mas, ali realmente participando, sentindo, recebendo nosso carinho e adoração e melhor ainda, nos dando atenção e retribuindo.
Somente será possível adorar se permitirmos que Deus nos liberte por completo de nós mesmos e de nossas limitações, por sermos limitados achamos que Deus também tem que ser e deixamos com isso de recebermos do seu Espirito Santo, e é Ele quem nos capacitará a chegarmos com convicção diante de Deus certos que Ele existe e adorarmos.
Li que nos tempos bíblicos adoração envolvia entre outras coisas, o trabalho de escravos ou de servos contratados, uma postura mental de serviço e obediência. Ao longo das escrituras encontramos uma série de descrição físicas relacionadas a palavra adoração: prostrar-se, ficar de pé, ajoelhar-se, erguer a mão, bater palmas, levantar a cabeça, curvar a cabeça, dançar para o Senhor. Isso nada tem haver com doutrinas especificas ou com carcteristicas de nossa personalidade, Deus nos criou para nos rendermos totalmente a Ele de corpo, alma e espirito, temos que ama-lo com tudo o que somos e com tudo o que temos.
A raiz da palavra adoração significa primeiramente curvar-se para beijar a mão de alguém, prostrar-se com o rosto em chão, em atitude de submissão, e "servir".
Deus é digno de ter suas mãos beijada, pois Ele é nosso Senhor, é digno de ser reverenciado, pois fez e cumpriu em Cristo todas as promessas para nós, e de ser servido pois nunca se ouviu e nem com os olhos se viu um deus além do nosso Deus que trabalha tanto por seu povo como o nosso Deus.
Você realmente o adora?
Se você pretende saber mais sobre adoração venha participar de nossos cultos todos os domingos estaremos ministrando sobre adoração.
Pastora Lenira Lourenço.
(Pesquisa: Biblía sagrada e o livro Adoração um tesouro a ser explorado Roger Williams).
As situações nos fazem ameaças, as pessoas que se vendem as situações nos tentam intimidar.
Mas para alguém que se entregou a serviço do reino de cabeça, corpo e alma não existem obstáculos intransponiveis. Eu creio no que a palavra de Deus me diz.
No inicio de meu ministério em uma das primeiras vezes que fui evangelizar dentro da antiga Febem, conversando com os garotos detentos dali e ouvindo seus testemunhos sobre aquilo que alguns diziam ter cometido fiquei horrorizada e com medo da morte brutal. Não medo de morrer, todo ser humano tem consciência de que vai morrer, mas medo da morte física através dos atos de violência. Ficava ali ouvindo e pensando: - Senhor como um ser humano consegue se entregar tanto para as coisas erradas e perversas e eu não consigo com todos os meus esforços transmitir nem sequer dez por cento do seu amor.
Conheci na evangelização das cadeias, das penitenciarias, do hospital do manicômio e das casas de recuperação que ali, há pessoas de talento, há mentes brilhantes, há pensamentos brilhantes, há pessoas especiais, inteligentíssimas, de um QI elevadissimo que simplesmente estão usando todos esses talentos em beneficio contrário. Observei que alguns não tiveram opção, a vida não lhes deu outra opção, são escravos do poder do homem, nasceram de lares corrompidos e até tentaram escapar da tirania dos mais fortes, trapacearam, roubaram e até mataram para sobreviver. Outros por pura determinação, escolheram, optaram e querem continuar na prática do erro. Ali aprendi que os brutos e os loucos no ver da sociedade sabem distinguir e respeitar suas qualidades e seus esforços para ajudá-los, muito mais do que aqueles que consideramos pessoas normais aqui fora, só que com uma grande ressalva, não ignore até onde essa capacidade vai, não ultrapasse os limites estabelecidos, tenha ciência do bem e do mal. Certa feita enquanto aguardava pra que uma pessoa fosse atendida na ala da psiquiatria, pessoa esta que eu estava evangelizando e por isso me propus a acompanha-la nas consultas, fiquei observando o imenso contingente de pessoas nos corredores de espera, alguns nem pareciam pacientes, ali é um lugar onde o saudável se mistura com a doença tão perfeitamente que nos confunde, os pacientes falam de coisas tão profundas e claras que o médico ou fica em parafuso ou sai curado. Então eu dizia a Deus: - Pai porque mentes tão brilhantes, enlouqueceram? Ricos e pobres, pessoas do bem e do mal, e olha que é mal com a letra L e com a letra U, pessoas formadas em grandes universidades e pessoas analfabetas que não sabem distinguir entre o simbolo da letra ( O) e do zero (O) e pessoas que fazem cálculos matemáticos até do que não precisa ser feito, todos ali enfileirados nos corredores buscando ajuda para seus corpos e para suas almas. Muitos me perguntavam o porque de suas vidas terem dado essa derrapada e o porque de terem caído naquele abismo. alguns me diziam que estavam se esforçando para voltar ao topo de suas vidas e outros claramente demonstravam que preferiam ficar ali, que gostavam de onde a circunstância os colocou, aprenderam a tirar vantagem do infortúnio. Evangelizei algumas pessoas ditas da classe social elevada, sentei em suas casas, tive o privilégio de almoçar com alguns e descobri que são pessoas dez vezes mais tristes e solitárias, desiludidas e sem fé que a maioria dos demais. Pessoas que alcançaram posições, fama e sucesso, que se acostumaram aos holofotes ao brilho dos flashes, aos microfones, as capas do sensaciolismo, mas que para chegar onde estão se esqueceram da moral, dos bons princípios, da gratidão e de que não é possível viver e ser feliz sozinhos, criaram uma ilha e se trancaram com bem poucos que se assemelham ali; pisaram tanto em todos que possuem medo até da própria sombra, desconfiam até de suas imagens no espelho, descobri que muitos deles hoje necessitam muito mas estar nas celas dos presídios ou nas salas do psiquiatras do que os que foram indicados pela sociedade a estar ali. Falei de Jesus para alguns mendigos de rua que tem a alma e o coração muito mas nobre do que esses que se assentam nos lugares altos da terra, já saí da casa de alguns nobres da sociedade depois de um almoço requintado com o desejo de vomitar até a alma, apesar de seus pratos suculentos, e já desejei voltar para partilhar da água e do pão amanhecido de alguns favelados que só tinham isso pra colocar na mesa, mas que tinham idéias e ideais tão nobres que eu deixaria tudo para estar ali novamente. Encontrei afeto e desafeto e aprendi que por mais que eu saiba e estude para saber, ainda existe muita coisa que não sei e que preciso aprender; em muitos casos fui ensinar e tive que me calar para aprender. Evangelizei em um asilo e foi assim; na maioria das vezes que estive ali, os velhinhos e velhinhas, idosos ou como se diz hoje em dia; a melhor idade (porque nosso país nada faz pra que isso seja verdade aos idosos), eles abriam a boca e eu era obrigada a bater continência e agradecer a Deus pelo privilégio de estar ali naquele dia e naquela ocasião. Certa feita fui prestar serviço voluntário e evangelizar em um orfanato e vi no rosto das crianças abandonadas por pai e mãe, uma alegria tão grande por nossa presença ali que nunca tinha conseguido ver nem no rosto e olhar dos meus próprios filhos, saí dali revigorada pois afinal me senti utíl, percebi que pessoas abandonadas conseguem expressar seus sentimentos de amor ou de ódio com mais facilidade do que aquelas que foram amadas e protegidas sempre e que qualquer atitude de carinho para com elas, são bem aceitas muito mais do que pelas crianças que tem lar, pais e amigos a disposição. Ainda há esperança para o ser humano, somos habitação de Deus, somos o tabernáculo do Deus vivente aqui na terra, possuímos o Espirito Santo para nos guiar a toda verdade e em todos os caminhos, podemos ter e viver a perfeita paz, não aquela que o mundo oferece mas a paz que só o Senhor Deus pode dar. Denunciar ao pecado e amar e crer na transformação do pecador. Amar como se fosse a ultima oportunidade, pois se pararmos pra pensar é a ultima oportunidade pois realmente não existe amanhã, nosso momento chama-se AGORA, e amar as pessoas vai muito além do que orar por elas, amar é mostrar seus defeitos e enxergar os nossos e dar a elas e a nós mesmos a chance de se corrigir através de JESUS o único caminho para a perfeição. E se de tudo houver recusa e essa única alternativa para reconstrução de uma sociedade melhor for rejeitada, resta a certeza de que você e eu fizemos o nosso possível. Ame ao seu próximo como se fosse você mesmo, anuncie a JESUS O AUTOR E CONSUMADOR DE TODAS AS COISA, O ALFA E O OMEGA O PRINCÍPIO E O FIM. Pastora Lenira lourenço