E Ele virá buscar os verdadeiros adoradores:
“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura” – João 4:23.
Essas palavras, proferidas pelo Senhor, revelam o desejo de Deus de ter para si um povo que realmente o ame e o adore em espírito e em verdade. Esse é o grande desafio para a Igreja de Jesus em nossos dias.
Com essa afirmação, Jesus quer nos ensinar que existem falsos adoradores, uma vez que Deus está à procura dos verdadeiros adoradores. Isso faz sentido, pois se observarmos todos tendem a adorar algo, alguns adoram seu carro, seus bens, o dinheiro, ídolos seculares como cantores, cantoras, atores e atrizes, seu emprego e o status que ele oferece, ídolos de gesso, madeira, metal, etc. Enfim, todos possuem um objeto de adoração. No entanto, Deus está à procura de verdadeiros adoradores, aqueles que o adorem em espírito e em verdade. Adoradores exclusivos, pois Deus não divide a glória D'Ele com ninguém.
Sabemos que nos altos céus os anjos adoram a Deus dia e noite, declarando sua glória e santidade. E nós como Igreja somos chamados a adorar a Deus na Terra, sempre buscando o ápice da adoração, para que quando Jesus vier buscar-nos, estejamos prontos para com Ele subirmos para a glória.
Podemos, no entanto, perceber que uma concepção totalmente equivocada a respeito do que seja adoração tem invadido as igrejas evangélicas, de um modo geral. Por essa razão, muitos têm confundido adoração com a emoção.
Muitos pensam que adoração é simplesmente emocionar-mos com a canção entoada, e momentos depois encontram-se vazios. Porém, Deus não está à procura de músicos ou cantores – Deus está à procura de verdadeiros adoradores.
Façamos uma reflexão: Encontraria o Senhor em mim um verdadeiro adorador? Seria eu achado entre aqueles que realmente o amam e glorificam seu nome?
O Senhor quer levantar uma nação que o adore e o ame acima de qualquer coisa. Devemos abrir nossos corações e permitir que o Espírito de Deus fale conosco através de Sua Palavra, a fim de que o Pai encontre amor, devoção, gratidão, temor e adoração em tudo o que pensamos, falamos, fazemos, cantamos, enfim, em tudo o que somos.